O Ábaco e a construção do Número: Reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do número solicitado no ábaco.
Desenvolvemos
com as crianças, um jogo utilizando o ábaco como recurso metodológico, como descrito e apresentado na postagem anterior. Devido,
trabalharmos com as faixas etárias entre 4 e 5 anos, fizemos uma adaptação na
atividade, para que fosse possível atingir os objetivos propostos.
Desenvolvemos atividades em que as crianças conseguissem identificar as cores
do ábaco, sem trabalhar especificamente noção de unidades e dezenas, mas
conseguimos realizar processos de soma, a partir das peças que foram sendo
encaixadas nas hastes do ábaco. O grupo demonstrou habilidade motora nos
encaixes, facilidade em encaixar as peças, sempre com as cores iguais juntas e,
trabalharam a noção de quantidade, além da operação matemática de soma.
Algumas perguntas foram solicitadas
como, por exemplo:
- Qual número
formamos?
- Quanta falta para
formarmos o número 10?
- Que cor devemos
acrescentar/tirar para formar o número 12?
Assim, estimulamos
atenção, percepção, habilidades manuais e motoras, além do raciocínio lógico
matemático, alcançando os objetivos propostos. Concluímos então que, o desenvolvimento do Projeto proporcionou
para cada uma de nós crescimento profissional e pessoal, sendo possível avaliar
a importância da aprendizagem significativa e como o processo de
ensino-aprendizagem é importante para o desenvolvimento integral das crianças,
contribuindo para a formação cidadã dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário