terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Ábaco e a Construção do Número: Reflexão.


 O Ábaco e a construção do Número: Reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do número solicitado no ábaco.


      Desenvolvemos com as crianças, um jogo utilizando o ábaco como recurso metodológico, como descrito e apresentado na postagem anterior. Devido, trabalharmos com as faixas etárias entre 4 e 5 anos, fizemos uma adaptação na atividade, para que fosse possível atingir os objetivos propostos. Desenvolvemos atividades em que as crianças conseguissem identificar as cores do ábaco, sem trabalhar especificamente noção de unidades e dezenas, mas conseguimos realizar processos de soma, a partir das peças que foram sendo encaixadas nas hastes do ábaco. O grupo demonstrou habilidade motora nos encaixes, facilidade em encaixar as peças, sempre com as cores iguais juntas e, trabalharam a noção de quantidade, além da operação matemática de soma.
            Algumas perguntas foram solicitadas como, por exemplo:

  1. Qual número formamos?
  2. Quanta falta para formarmos o número 10?
  3. Que cor devemos acrescentar/tirar para formar o número 12?
Assim, estimulamos atenção, percepção, habilidades manuais e motoras, além do raciocínio lógico matemático, alcançando os objetivos propostos. Concluímos então que, o desenvolvimento do Projeto proporcionou para cada uma de nós crescimento profissional e pessoal, sendo possível avaliar a importância da aprendizagem significativa e como o processo de ensino-aprendizagem é importante para o desenvolvimento integral das crianças, contribuindo para a formação cidadã dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário