POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÕES DO PROFESSOR ÀS CRIANÇAS NO PROCESSO
INICIAL DE CONSTRUÇÃO DO NÚMERO
Quando
falamos sobre alfabetização, despertamos o tema para o processo que vai além da
decodificação de códigos escritos, há uma preocupação em alfabetizar, como
sinônimo de letrar, ou seja, de compreender, interpretar, dar significado. Com
o processo de Numeralização, não deve ser diferente, afinal a matemática e seus
conceitos, também fazem parte do cotidiano e está presente em diversas
situações do conhecimento.
Dentro
dessa perspectiva, é preciso desmistificar a matemática vista, na maioria das
vezes, como algo difícil, complicado, longe da realidade que nos cerca, além de
conteúdos mecânicos e apresentados de forma superficial. A insatisfação e má
fama da disciplina não é uma discussão atual, mas vem sendo abordada por
diferentes teóricos e teorias há tempos. Segundo Luzia Faraco Gomes (2009), o
professor precisa ser didático “para despertar e estimular nas crianças o
prazer de compreender, aprender e, assim, construir e reinventar a matemática”.
(RAMOS, 2009, p.7)
Segundo os PCN’s (1997) “O
conhecimento da história dos conceitos matemáticos precisa fazer parte da
formação dos professores para que tenham elementos que lhes permitam mostrar
aos alunos a Matemática como ciência que não trata de verdades eternas,
infalíveis e imutáveis, mas como ciência dinâmica, sempre aberta à incorporação
de novos conhecimentos”. (p.30)
Desde
a Educação Infantil, o contato com a matemática se faz importante e deve estar
presente, e são nas brincadeiras que as crianças se familiarizam com números,
quantidades, grandezas, tamanhos, formas, etc. Isso beneficiará o educando nas
séries iniciais, pois ele estará contextualizado, já que seu campo cognitivo e
repertório foram ampliados, devido aos estímulos proporcionados. Assim, o
educador tem papel fundamental nesse processo, uma vez que, é ele quem prepara,
escolhe e proporciona esse contato para a criança.
Conhecer
os sete processos mentais básicos da matemática é fundamental para que o
professor planeje situações didáticas pedagógicas e significativas para seus
alunos, além de estar trabalhando os Parâmetros Curriculares Nacionais. Esses
processos são denominados: correspondência, comparação, classificação,
sequenciação, seriação, inclusão e conservação; e podem ser abordados em
atividades rotineiras, como separar, ordenar, contar, etc. O professor precisa
saber que a noção do número, depende muito das experiências que as crianças
vivenciam.
Estimulando as crianças e
contextualizando a matemática, o aprender será mais prazeroso e significativo
de modo que perceberemos que a essa disciplina é fundamental na vida cotidiana,
pois vivemos em uma sociedade cada vez mais cientifica e tecnológica, onde os
números estão cada vez mais presentes. (COLL; TEBEROSKY, 2002) Assim, por meio
de situações e atividades bem planejadas o sucesso do aluno e, consequentemente
do professor, estão garantidos.
BIBLIOGRAFIA
RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para
o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.
TEBEROSKY, Ana. COLL, César. Aprendendo Matemática: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série. Editora Ática, 1999.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica-especial/
- Acesso em 25 de novembro de 2012.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/pensar-matematico-428559.shtml
- Acesso em 25 de novembro de 2012.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/fundamentacao-didatica-ensino-matematica-428262.shtml
- Acesso em 25 de novembro de 2012.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/matematica-todas-disciplinas-427173.shtml
- Acesso em 25 de novembro de 2012.
Disponível em: https://docs.google.com/presentation/d/1Sx27CHdFqIY-IBEdboTNKzg3v99t_w_rkNz-8GwSYwM/edit#slide=id.g26ea186_1_80
- Acesso em 25 de novembro de 2012.
LIMA, Cristiane Scheffer da Silveira
de. As dificuldades encontradas por
professores no ensino de conceitos matemáticos nas séries iniciais.
Disponível em: http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/00002C/00002CCB.pdf
- Acesso em 25 de novembro de 2012.
DIAS, Denise Oliveira. Numeralização conhecimento informal e
interdisciplinaridade. Disponível em: http://www.conteudoescola.com.br/icon-starvitrine-academica/61-ciencias-natureza-matematica/186-numeralizacao-conhecimento-informal-e-interdisciplinaridade
- Acesso em 25 de novembro de 2012.
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